Certo dia um patrão deu a três empregados, cinco, duas e uma moeda de ouro, respectivamente e, lhes disse para guardarem o dinheiro e fazer o que bem entendessem com ele. Passado certo tempo, perguntou ao primeiro o que tinha ele feito ao dinheiro. A resposta foi que tinha investido em algo que tinha dado frutos e ele tinha conseguido dobrar a quantidade de dinheiro. O patrão ficou feliz e exaltou o empregado. Seguidamente foi inquirir o segundo, cuja resposta foi em todo idêntica à do primeiro empregado (só que tinha sido menos dinheiro), empregado esse que teve, também, direito a louvor do empregador. Finalmente, pergunta ao terceiro empregado, que lhe diz que como teve medo de perder o dinheiro, escondeu-o para assim o poder devolver a seu dono. O patrão não gostou nada da atitude, pois revelou falta de confiança e falta de vontade em mostrar serviço.
Gostaria de partilhar o meu ponto de vista convosco. O nosso/vosso patrão no caso é a nossa/vossa vida. A vida tem muitos tópicos e pontos diferentes é verdade, mas neste blog focarei simplesmente no investimento. Estão a esforçar-se para ter mais e melhor? Ou simplesmente vão esconder para mostrar que não perderam?
Como em qualquer coisa que façam cujo resultado é incerto, o investimento tem o seu quê de incerteza. Mas com toda a certeza que se não arricam nunca o vão saber. Obviamente, que para sermos bons (ou melhores) convém fazer alguma investigação (ou trabalho de casa como preferirem), mas desengane-se quem pensa que isto chega, pois o melhor método de aprendizagem é o "Learn by Doing".
Sentimo-nos pouco confiantes ao princípio? Então comecemos com investimentos de menor quantidade e em acções de menor risco. Estejamos atentos à bolsa uma vez por semana, procuremos informarmo-nos de áreas de nosso interesse e, saber se existem empresas nessa área cotadas em bolsa. Se investirmos em algo que nos interessa, é mais fácil acompanhar o investimento e com mais prazer o fazemos.
Sim é tudo muito bonito, as frases, o parafrasear, a parábola, mas no fundo o que quero dizer é: Invista! JÁ!!!
Não perca o seu tempo e trate de "frutificar" mais uma área da sua vida. Quem sabe se não estará aí um futuro grande investidor?Não tenha medo de tudo e, sobretudo, não se arrependa de nada. Não olhe para trás e pense que deveria ter investido, ao invés invista e se por acaso correr mal diga "aprendi com os meus erros, agora vai correr melhor".
Treine, se quiser, abra o Google Finance crie um portfólio virtual e veja o que acontece. Mas atenção!!! Treine como se realmente aquele dinheiro existisse e não treine levianamente.
Quando quiser, venha cá e conte o que aconteceu, que eu também estarei cá para aprender consigo também.
Bons pensamentos nos seus actuais e futuros investimentos.
Pedro Carmo
Sem comentários:
Enviar um comentário