sábado, 6 de dezembro de 2008

Estratégia "Sempre Seguro"

Há uma estratégia básica, mas muitas vezes esquecida, no mundo do investimento.
A nossa carteira de títulos deve ser o mais variada possível. Não quero com isto dizer que compremos muito poucas acções de cada empresa só para expandir a nossa carteira, até porque as comissões custam a toda a gente (um futuro tema a discutir) , tornando assim ridiculamente baixos os nosso ganhos.

Invistam! Diversifiquem! E quando falo em diversificar não é comprar acções da empresa de telefones A e da empresa de telefones B. Invistam em áreas diferentes, na empresa que vocês mais gostaram (sempre depois de analisar). Assim nas flutuações bolsistas, enquanto umas acções caiem outras sobem, estarão o mais previnidos possível e, entretanto com mais-valias (as acções).

Tenham atenção às acções e como querem fazer dinheiro com elas, ou seja, será com a acção em si? Ou a acção é bastante sólida e então a estratégia é fazer dinheiro com os dividendos?
O leitor pode argumentar que desta forma caso haja uma subida no mercado, pode-se não ganhar muito dinheiro. Até aí estou consigo, concordo em pleno, mas prefiro rentabilizar o meu investimento de uma forma sustentada. É como construir "uma cabana à beira da praia" e arriscar que venham ondas . Uma "casa construída na Rocha" demora mais a construir, mas muito mais dificilmente cairá.

Bons pensamentos nos vossos actuais/futuros investimentos.

Pedro Carmo

Sem comentários:

Enviar um comentário