quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Presente(s) de Natal

Numa altura que está toda a gente está a gastar dinheiro para comprar presentes, gostaria de alertar ao leitor para o seguinte: e que tal se em vez de gastar, investir.
O tempos são de aperto, por isso se não der presentes as pessoas até conseguem compreender, ao passo que se não fizer nada por si, pode não tirar proveito da excelente oportunidade que deparamos. Dê menos presentes e combata a sua apatia, e quem sabe se não se estará a dar a si próprio o melhor presente de todos os tempos.
Para não me alongar muito, hoje gostaria de dar um conselho para comprar. A empresa é a Activision, que é uma empresa de jogos para multi-plataformas (PC, PS2, XBox, PS3, ...), e que tem títulos que com certeza já ouviu falar (Guitar Hero, World of Warcraft), que são simplesmente "monstros" nesse mesmo mercado. Ora a empresa não está feliz, pois está pronta para lançar mais "monstros" cá para fora em 2009, e a expectativa não podia ser maior junto da comunidade de jogadores. Se os jogadores estão entusiasmados, vão comprar, se compram, dão lucro à empresa, se a empresa dá lucro, a confiança dos investidores aumenta... Bem já estará a perceber onde eu quero chegar.
Hoje há uma oportunidade única para comprar Activision, pois está avaliada a $8.97 que são uns míseros €6.5. O meu conselho é comprem Activision até não poderem mais, isto sempre a gastar dinheiro que não vos fará falta. Invistam, mas sempre com o que podem, só e somente.

Um feliz natal para todos e bons investimentos,

Pedro Carmo

sábado, 6 de dezembro de 2008

Estratégia "Sempre Seguro"

Há uma estratégia básica, mas muitas vezes esquecida, no mundo do investimento.
A nossa carteira de títulos deve ser o mais variada possível. Não quero com isto dizer que compremos muito poucas acções de cada empresa só para expandir a nossa carteira, até porque as comissões custam a toda a gente (um futuro tema a discutir) , tornando assim ridiculamente baixos os nosso ganhos.

Invistam! Diversifiquem! E quando falo em diversificar não é comprar acções da empresa de telefones A e da empresa de telefones B. Invistam em áreas diferentes, na empresa que vocês mais gostaram (sempre depois de analisar). Assim nas flutuações bolsistas, enquanto umas acções caiem outras sobem, estarão o mais previnidos possível e, entretanto com mais-valias (as acções).

Tenham atenção às acções e como querem fazer dinheiro com elas, ou seja, será com a acção em si? Ou a acção é bastante sólida e então a estratégia é fazer dinheiro com os dividendos?
O leitor pode argumentar que desta forma caso haja uma subida no mercado, pode-se não ganhar muito dinheiro. Até aí estou consigo, concordo em pleno, mas prefiro rentabilizar o meu investimento de uma forma sustentada. É como construir "uma cabana à beira da praia" e arriscar que venham ondas . Uma "casa construída na Rocha" demora mais a construir, mas muito mais dificilmente cairá.

Bons pensamentos nos vossos actuais/futuros investimentos.

Pedro Carmo

Mais um incentivo!!!

Há um Livro bem antigo e bem actual ao mesmo tempo, que conta uma parábola que se adequa muito à mentalidade que podemos ter em relação ao investimento. Sem parafrasear à letra é algo semelhante a isto:
Certo dia um patrão deu a três empregados, cinco, duas e uma moeda de ouro, respectivamente e, lhes disse para guardarem o dinheiro e fazer o que bem entendessem com ele. Passado certo tempo, perguntou ao primeiro o que tinha ele feito ao dinheiro. A resposta foi que tinha investido em algo que tinha dado frutos e ele tinha conseguido dobrar a quantidade de dinheiro. O patrão ficou feliz e exaltou o empregado. Seguidamente foi inquirir o segundo, cuja resposta foi em todo idêntica à do primeiro empregado (só que tinha sido menos dinheiro), empregado esse que teve, também, direito a louvor do empregador. Finalmente, pergunta ao terceiro empregado, que lhe diz que como teve medo de perder o dinheiro, escondeu-o para assim o poder devolver a seu dono. O patrão não gostou nada da atitude, pois revelou falta de confiança e falta de vontade em mostrar serviço.

Gostaria de partilhar o meu ponto de vista convosco. O nosso/vosso patrão no caso é a nossa/vossa vida. A vida tem muitos tópicos e pontos diferentes é verdade, mas neste blog focarei simplesmente no investimento. Estão a esforçar-se para ter mais e melhor? Ou simplesmente vão esconder para mostrar que não perderam?

Como em qualquer coisa que façam cujo resultado é incerto, o investimento tem o seu quê de incerteza. Mas com toda a certeza que se não arricam nunca o vão saber. Obviamente, que para sermos bons (ou melhores) convém fazer alguma investigação (ou trabalho de casa como preferirem), mas desengane-se quem pensa que isto chega, pois o melhor método de aprendizagem é o "Learn by Doing".

Sentimo-nos pouco confiantes ao princípio? Então comecemos com investimentos de menor quantidade e em acções de menor risco. Estejamos atentos à bolsa uma vez por semana, procuremos informarmo-nos de áreas de nosso interesse e, saber se existem empresas nessa área cotadas em bolsa. Se investirmos em algo que nos interessa, é mais fácil acompanhar o investimento e com mais prazer o fazemos.

Sim é tudo muito bonito, as frases, o parafrasear, a parábola, mas no fundo o que quero dizer é: Invista! JÁ!!!
Não perca o seu tempo e trate de "frutificar" mais uma área da sua vida. Quem sabe se não estará aí um futuro grande investidor?

Não tenha medo de tudo e, sobretudo, não se arrependa de nada. Não olhe para trás e pense que deveria ter investido, ao invés invista e se por acaso correr mal diga "aprendi com os meus erros, agora vai correr melhor".

Treine, se quiser, abra o Google Finance crie um portfólio virtual e veja o que acontece. Mas atenção!!! Treine como se realmente aquele dinheiro existisse e não treine levianamente.
Quando quiser, venha cá e conte o que aconteceu, que eu também estarei cá para aprender consigo também.

Bons pensamentos nos seus actuais e futuros investimentos.

Pedro Carmo

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Crise ou oportunidade?

Já que o mundo todo "panica" (termo que ouvi recentemente e achei alguma piada) e as bolsas têm oscilações brutais, achei por bem partilhar uma visão sobre o assunto.

As coisas não tão fáceis é um facto, mas não significa que tenhamos de prender o nosso dinheiro e pensar que vai tudo à falência. O tempo de guardar dinheiro debaixo do colchão já passou...
Como mencionei já noutro post, acho que só devemos investir aquilo que podemos perder, portanto isto destina-se a quem tem algum dinheiro para "gastar".

Normalmente, o meu perfil é de "long-term investments", mas com esta actualidade tive de me adaptar um pouco. Estou numa onda de safe "quick-buck". Passo a explicar...
Este conceito de safe "quick-buck" define um investimento que, devido à crise actual, pode dar lucro rapidamente mas, se não der, é dinheiro que, muito provavelmente, será recuperado à posteriori. Trocando por miúdos, é um investimento numa empresa que esteja a ser, na perspectiva do investidor, subvalorizada, para aproveitar a instabilidade para subidas súbitas na cotação da acção o que é a situação óptima, caso contrário, serão acções a ter em conta para o futuro que, com certeza, se tornarão em mais-valias.

Dito isto, penso que quem tenha algum dinheiro o pode rentabilizar imensamente com esta filosofia. De momento eu estou a recuperar de investimentos que levaram um crash bolsista (BCP, Visa, ...) e estou quase a recuperar todo o dinheiro perdido.

Como qualquer investidor, o meu interesse é fazer dinheiro com os meus investimentos e, já que andamos a partilhar, deixo uma empresa nacional e uma internacional nas quais acho que vale a pena o investimento de momento:

- Galp (GALP) --> Tem estado bastante forte e tem muitos e bons investimentos, com o bónus de que se encontrarem petróleo no Brasil e Alentejo as acções podem disparar.

- Apple (AAPL) --> Acho que só o facto de estar a mais de $180 antes da crise e com bastante regularidade, demonstra o poder deste "monstro". Estar abaixo dos $100 é uma oportunidade a não perder.

Espero que tenha sido útil.

Cumprimentos.

Dicas sobre o investimento de um amador

Para "primeiro" post decidi partilhar as "regras" que me movem neste mundo de investimento amador. Algumas são mais fáceis de seguir que outras, outras dão para adaptar, mas de um modo geral elas são as seguintes:

  1. Nunca investir dinheiro que eu não posso perder (no meu caso retiro para investimento 10% do meu ordenado, quantia que acho adequada);
  2. Perder algum tempo a investigar a empresa em que pretendo investir e também ver como empresas semelhantes se comportam;
  3. Ver o historial bolsista dessa mesma empresa;
  4. Definir o meu perfil bolsista (quick buck ou long-term);
  5. A mais importante de todas, controlar a ansiedade...
Espero que se possam identificar com algumas (ou todas) estas dicas e que possam compartilhar as vossas.

Abertura do Blog

Abri este blog de maneira a partilhar algumas idéias e pensamentos sobre investimento bolsista e, para que possa existir uma interacção entre os bloggers, caso venham a existir isto é.

O blog destina-se a pessoas que não tenham muitos conhecimentos bolsistas, tal como eu, mas que pretendam partilhar idéias e conhecimentos, para que, no futuro, possam fazer melhores investimentos.