Hoje escrevo sobre um termo que nos pode ser útil, pois pode ser mais uma maneira de fazermos o dinheiro trabalhar por nós. O termo spin-off significa que a partir de uma empresa mãe gera-se uma nova empresa, ou a empresa mãe simplesmente transfigura-se (por exemplo: muda de nome e muda o ticker da acção). Ora o que nos agrada é o primeiro ponto, pois isso, normalmente significa, que quem tem acções da empresa mãe, ganha (em percentagem) acções da empresa filha, idealmente num rácio 1:1, ficando, nós, com acções de duas empresas, apenas tendo gasto dinheiro numa.
Há muito tempo que também não sugiro nenhuma acção daí que, por isso, e devido ao tema, vou sugerir duas. São as duas do mercado americano (mercado com que lido mais) e são elas a Ebay (EBAY) e Time Warner (TWX). Ebay é uma empresa que já tenho há uns tempos no meu portfolio, a Time Warner é recente. A primeira vai fazer spin-off à Skype durante o ano de 2010, a segunda vai fazer spin-off à AOL. Existe uma forte possibilidade destas empresas, também, se cotarem em bolsa. Se assim for, maravilha... Mais empresas a custo de uma só, e assim começa o nosso dinheiro a trabalhar por nós (idealmente é o que todos queremos).
Bons pensamentos nos vossos actuais e futuros investimentos.
Pedro Carmo
Blog interessante.
ResponderEliminarContinuem a postar, a temática é interessante, apesar de eu não investir em bolsa o conhecimento nunca é demais.
Obrigado pela partilha.