Há vários motivos que o podem levar a investir, entre eles a criação de uma poupança para a reforma, a poupança para uma aquisição de vulto, ou simplesmente para fazer render o excedente do seu rendimento. De acordo com o objectivo do seu investimento, assim deve definir a estratégia a seguir.
As aplicações sem risco são indicadas para as poupanças que não pode arriscar e que pretende ter disponíveis numa determinada data. Exemplos deste tipo de aplicações são os certificados de aforro, fundos de tesouraria, e os seguros de capitalização. Estão normalmente associadas a ganhos pequenos, mas é garantido que vai obter pelo menos o que investiu.
Mais arriscada é a gestão de uma carteira pessoal, criada a partir das poupanças que pretende vir a utilizar num prazo temporal longo e ainda indefinido. Neste caso pode investir em fundos de acções ou de obrigações, ou mesmo em acções e obrigações individualmente. Os ganhos potenciais são superiores aos das aplicações sem risco, mas neste caso pode sofrer perdas. Para maximizar o potencial de ganho, deverá antecipar os ciclos económicos, comprando obrigações e vendendo acções antes de os mercados caírem, e vendendo obrigações e comprando acções antes destes subirem.
Mais apetecível e arriscado é o investimento de especulação, que é feito com as poupanças que não nos são essenciais e que estamos dispostos a perder na perspectiva de obter ganhos avultados. Neste caso o investimento pode ser feito com a compra e venda de acções pontual ou com outro tipo de produtos financeiros como os futuros, warrants e as opções. É um tipo de estratégia que exige um elevado conhecimento dos mercados e tempo para os acompanhar.
Naturalmente, pode e deve investir conjugando ideias das estratégias apresentadas, criando a sua própria estratégia. Por exemplo, pode ter a maior parte do seu investimento em aplicações de baixo ou médio risco, e arriscar algum dinheiro em aplicações com ganhos potencialmente elevados. Esta é também uma forma de o obrigar a estudar e experimentar novas opções de investimento. Apenas com a experiência poderá saber quais os investimentos que mais se adequam à sua situação. Defina o objectivo do seu investimento e desenhe a estratégia para o atingir.
Bons investimentos
Xmas Presents
Há 16 anos
Sem comentários:
Enviar um comentário