É cada vez mais difícil sabermos sequer se queremos investir e cada vez mais difícil ir contra a maré da crise. Essa corrente maldita que nos parece afundar cada vez mais não nos larga nem por nada.
Pois é! É assim o nosso imediato, não há como fugir. Inicialmente pensava, também, que seria possível esgueirar-me à crise e, apesar de possível, é quase impossível. A NetFlix prova isso mesmo, chegando a estar a menos de $19 antes da crise, cotando-se, hoje, em bolsa nuns fantásticos $40 (39.96 para ser mais específico). Bom, mas casos assim são muito raros nestes dias.
O que me leva aqui é tentar alertar para investimentos que normalmente não estão no nosso pensamento diariamente, apesar de fazerem parte do nosso quotidiano.
Devemos tentar perceber quais as indústrias que melhor se esgueiram, ou menos sofrem, com a crise. Há três indústrias que me saltam à mente: alimentar, farmacêutica e a do jogos.
Se são as indústrias que mais resistem à crise, são também as indústrias que chegarão ao topo mais rapidamente. Dentro destas 3 destaco a indústria dos jogos, que além de não decrescer teve um aumento na ordem dos 8% durante o ano passado. As pessoas, como por exemplo eu e o meu estimado leitor, precisam de descontrair e, tempos de crise provocam mais stress e, por sua vez, mais necessidade de relaxamento. A indústria dos jogos tem-se aproveitado desse facto como ninguém, prova disso são os cada vez mais frequentes anúncios a jogos de computador e consolas. É um divertimento relativamente barato que pode durar muitas horas e, hoje, há mais valor acrescentado ao produto e ao cliente com a inclusão da possibilidade de se jogar online. Isto traz satisfação ao cliente e pode fazer com que o tempo de vida do jogo seja maior, logo a relação ternária qualidade/preço/tempo de vida, torna-se mais interessante ainda.
Aprenda a ver fora da caixa e a dar um lamiré mesmo em indústrias que não percebe e, verá que em cada canto pode estar uma boa possibilidade de investir.
Até à próxima e bons pensamentos nos seus actuais e futuros investimentos,
Pedro Carmo
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