Como mau blogger que sou, demorei muito com um novo post.
Mas em todo o caso aqui vai novo tópico.
Começarei de início com uma máxima que é válida no mundo empresarial e construirei a partir daí o meu pensamento. "Formar alianças com os melhores" é uma máxima empresarial que é usada numa prática comum que é o outsourcing. Eu tenho o meu "core business", tudo o resto mando fazer fora, mas já que mando fazer fora que seja com os melhores pois isso trazer-me-á benefícios.
Ora, o que pretendo dizer com isto é que constantemente estudos independentes sobre empresas saiem "cá para fora" e, acho eu, uma boa oportunidade para nos alertar, isto, também, se estivermos atentos.
Li um artigo muito interessante sobre IT (Information Technology, para quem, tal como eu, tem aversão às siglas) na ComputerWorld das 100 melhores companhias para trabalhar.
O artigo está bem formado e explica a(s) razão(ões) pela(s) qual(is) essas empresas estão nesse mesmo top 100. Um ponto que é bastante frisado é o dinheiro investido em formação do colaborador e o seu grau de satisfação na empresa. Como trabalhador à conta de outrém que sou, percebo exactamente a satisfação que é uma empresa acreditar no empregado e valorizá-lo e, se assim for, a diferente motivação que existe em trabalhar em prol da empresa. Parece-me a mim que a empresa é um todo que é a soma das partes (colaboradores e parceiros). Se há um cantar uníssono entre as partes, o todo mover-se-á muito melhor. A existência desse pormenor faz logo transparecer a boa gerência detrás da empresa, alguém que pensa além do imediato, criando valor para o futuro. Consoante este pormenor, na minha opinião não há como dar mal, sem ser com algo muito estranho e, até eu comprei algumas acções destas empresas, que confesso rentabilizaram mais cedo que esperava.
Se quisermos melhorar, façamos parcerias com quem é bom.
Bons pensamentos nos vossos actuais e futuros investimentos,
Pedro Carmo