Caro leitor,
Deixe-me, em primeiro lugar, fazer o apelo para que abandone imediatamente essa idéia.
Não deve, NUNCA, deixar de o fazer. A crise agrava-se cada vez mais por falta de investimentos.
Mas hoje venho transmitir um pensamento um pouco diferente do habitual. Apesar do mote ser o mesmo (nunca deixe de investir), se não quer investir na bolsa ou mesmo nas contas dos bancos, tenho uma reflexão para deixar consigo... E que tal se investir em SI.
Sim, sim, em você que está a ler este texto. E tem várias formas de o fazer.
Prepare-se para tempos difíceis e invista em formação. Quem sabe se não é esse "curso" que decidiu tirar que lhe garante um lugar na empresa. Quem não lhe garante que o conhecimento "extra" que possui não o torna mais multifacetado, logo um valor acrescentado para a empresa em que trabalha.
Se está desempregado, tudo isto se pode aplicar, também. A conjectura económica não tende a melhorar em breve e, todo e qualquer alavancador é precioso.
Seja pró-activo, mostre interesse e arranque com algo. Escreva um blog, por exemplo, onde demonstre o seu ponto de vista sobre situações sociais ou económicas. Escreva. Este blog pode ser incluído no seu CV e o seu "futuro" patrão poderá ficar fascinado com a informação que pode obter que outros não a disponibilizam. Tenha atenção e escreva sobre situações, acontecimentos ou interesses que se enquadrem com o perfil adequado para o seu trabalho ou futuro trabalho (não faça um blog inteiramente um blog sobre futebol se é, por exemplo, um mecânico).
Inscreva-se no LinkedIn. É uma ferramenta muito útil de networking que pode realmente ajudá-lo. Experimente-o durante umas horitas, verá que não o estou a enganar.
Termino como comecei, não deixe NUNCA de investir, as possibilidades são imensas.
Bons pensamentos nos seus futuros investimentos,
Pedro Carmo
Xmas Presents
Há 16 anos